Arouca é conhecida como a terra da castanha e terra de frondosos castanheiros, em que a castanha também dá nome a um doce conventual.
A 6ª edição do Festival da Castanha, que irá decorrer entre os dias 28 e 30 de Outubro no Terreiro de Santa Mafalda, pretende homenagear uma espécie endémica da região – o castanheiro, o seu fruto, a castanha, e o seu uso na gastronomia e doçaria regional.
Venda de produtos regionais, música, teatro, danças tradicionais, petiscos, seminários, workshops e magustos fazem parte da programação deste festival.
Uma das atividades habitualmente previstas no programa do Festival da Castanha é o Concurso Gastronómico aberto a restaurantes, associações e particulares. Nesta 4ª edição, que decorre no dia 28 de Outubro, vai a concurso as categorias de Melhor Entrada, Melhor Sopa, Melhor Prato Principal e Melhor Doce/Sobremesa.
Pela primeira vez irá decorrer o Concurso de Melhor Montra/Esplanada aberto a todos os estabelecimentos comerciais, da responsabilidade de pessoas coletivas ou particulares, que premeia a melhor montra e a melhor esplanada de Arouca. O objetivo principal deste concurso é promover a decoração de montras e esplanadas com símbolos alusivos ao Festival da Castanha, com especial enfoque na castanha e nos cogumelos.
Destaca-se ainda a confeção de Bolo com Carne e Sardinha/Broa Caseira, o passeio BTT “Rota do Ouriço”, o percurso pedestre “Caminhos do Vale do Urtigosa” (PR2), Saída Micológica, ou o percurso “O outono na Castanheira – Percurso de descoberta na aldeia da Castanheira” no dia 30. Para os mais novos estão previstas diversas atividades.
Conheça o programa do Festival da Castanha 2016.
O Festival da Castanha é organizado pela Câmara Municipal de Arouca, em parceria com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a Casa do Povo de Arouca e a Associação Geoparque Arouca.